quinta-feira, junho 18, 2015

Já é uma das figuras da festa de 2015: o drone


Este ano, nos ensaios, surgiu um drone para registar a festa. Em Sobrado já se tornou conhecido, porque tem conseguido divulgar ângulos sobre a freguesia nunca até hoje conseguidos. Certamente será colocado em funcionamento em alguns passos no dia da festa.
Como é sabido, o S. João de Sobrado é muito difícil de registar e por várias razões, entre as quais se pode referir o facto de as danças ocorrerem no meio da multidão. Uma máquina telecomandada é, de facto, o ideal para captar movimentos e percursos. Contanto que seja manipulado com destreza e cuidado, para não cair e atingir alguém.
Em rigor, há dois ou três anos, já houve um drone a filmar a festa. Mas nessa altura estas máquinas eram ainda raras e 'gigantescas', mais parecidas com um pequeno helicóptero não tripulado. A miniaturização e relativa acessibilidade alteraram completamente a situação.
Fica aqui uma sugestão: organizar, futuramente, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, uma exposição de imagens captadas pelo esta pequena máquina voadora, com ângulos e vistas que só do ar é possível obter.

Sem comentários: