sábado, junho 20, 2015

Palanques, cabidela e tremoços - fim de semana em cheio


(Crédito da Foto: autor da página do Facebook 'Eu Amo Sobrado', aqui: http://on.fb.me/1RhIDm1)


A festa é só na quarta-feira, mas este fim de semana já está cheio de atividades preparatórias do grande dia.
Hoje, de manhã cedo, um grupo de Bugios e outro de Mourisqueiros foram ao monte (previamente designado pelo Velho) arranjar a madeira com que edificam os castelos, no Passal. Por norma, a tarefa fica pronta da parte da manhã, de modo a que se possa realizar uma tradição desta festa: o almoço da cabidela. Os Bugios num lado e os Mourisqueiros noutro e cada um paga a sua conta.
Amanhã, domingo, é o dia do último ensaio. Também por tradição, a Comissão de Festas deve oferecer, no final, aos dois grupos uma merenda constituída por tremoços, broa e vinho. Por isso tambem se designa este por o 'dia dos tremoços' (estes foram cozidos anteontem, como a gravura documenta, e a broa será cozida hoje).
Neste último ensaio, continuam a não entrar os trajes, que ficam reservados apenas para o dia da festa. Para além das castanholas dos Bugios e da cana (a servir de espada) dos Mourisqueiros, estes levam também uma faixa vermelha cruzada, o que só acontece neste ensaio derradeiro. Este ultimo ato preparatório tem lugar junto à Casa do Bugio e, por causa do lanche, inicia-se às 17 horas, uma hora mais cedo do que habitualmente.

Sem comentários: